quarta-feira, 15 de setembro de 2010

AMIGO, EM CADA CMEI UM NOVO COMEÇO...

PROJETO KIDSMART - EDUCAÇÃO INFANTIL
Sequência Didática



Elaboração: Silvia Mara Guilherme dos Santos
Área de formação humana: Linguagem Escrita
Turma: Pré    Ano: 2010  Tempo estimado: 30 dias
Materiais necessários: cartazes,suportes variados, riscantes diversos,cola, tesoura,envelope com correspondência,cds, rádio, cadeiras,alfabeto móvel, lanche,ônibus da PMC.

OBJETIVOS
_ Integrar as turmas de Pré dos Cmeis Vila Nori e Bracatinga, para que correspondam-se através de bilhetes, cartas.
_Identificar a importância da escrita convencional.
_Realizar a tentativa de escrita de bilhetes,cartas,convites,indentificando as semelhanças entre as letras do seu nome e dos demais colegas.

METODOLOGIA
_1ª Etapa- RODA DE CONVERSA
Usando como disparador uma correspondência (endereçada à professora),questionar e ressaltar o que é importante ter em uma carta;como fazemos para escrevê-la.Aproveitar o momento  para explicar que através da pedagoga do nosso cmei(que é professora no outro) nos corresponderemos com as crianças do pré de lá,semanalmente,através de cartas e bilhetes.

_2ª Etapa-AUTO RETRATO
Orientar as crianças ,para  que após um momento de observação diante do espelho, façam um desenho de si ,ressaltando as características físicas que acharem importante , em 1/4 de folha de sulfite com lápis hb, realizando a escrita do nome também.Essa será a primeira correspondência.

_3ªEtapa-TEXTO COLETIVO
A partir de uma roda de conversa, elencar itens que as crianças achem importante ter na carta , que será escrita pela professora, juntamente com as crianças, no papel bobina e destinada ao outro cmei.

_4ª Etapa-APRESENTAÇÃO DOS NOMES DAS CRIANÇAS DO OUTRO CMEI
Deixar que as crianças explorem as correspondências enviadas à eles..Orientar para que percebam se há ou não nomes parecidos com os deles,solicitando que façam a classificação (se houverem nomes semelhantes).Permitir que escolham um nome para tornarem-se amigos de correspondência.Após a escolha de todos deixar que expressem a satisfação através de um desenho livre no sulfite.

_5ªEtapa-LISTA DE NOMES
Montar uma lista dos nomes das crianças do outro cmei,com a digitação individual,onde a professora chamará a criança até o computador, com a correspondência que escolheu, e juntas digitarão o nome escolhido.Assim que todos o tiverem feito,será realizada a impressão dos nomes e confeccionada uma tabela com os mesmos, para que as crianças utilizem como apoio.

_6ªEtapa-ALFABETO MÓVEL
Com o auxílio do alfabeto móvel,solicitar que as crianças montem oseu nome e o do amigo,usando a tabela como apoio,comparando tamanhos e se há letras iguais ou não.

_7ªEtapa-PESQUISA DE NOMES
Com auxílio dos crachás de chamada e da tabela com nomes,pesquisar na sala os nomes que começam com as mesmas letras, fazer com que cada criança faça o registro do seu nome e do amigo escolhido em listas de acordo com as iniciais.Destacar a lista de nomes maior que iniciem com a mesma letra.

_8ªEtapa-DANÇA DAS CADEIRAS DOS NOMES
As crianças andarão ao som de uma música,com um crachá com o nome do amigo na mão,para utilizar como apoio,em volta das cadeiras com os nomes dos amigos do outro cmei.Ao parar a música, deverão sentar na cadeira onde está o nome do colega de correspondência.

_9ªEtapa-CONVITE
Confecção de um convite para que as crianças do outro cmei venham até o nosso e assim possamos nos conhecer pessoalmente.

_10ªEtapa-VISITA AO CMEI
Apresentação das crianças(umas ás outras).Tarde com atividades diversificadas.Aproveitar o momento,com as turmas juntas,para fazer a escolha do lugar onde será feito um piquenique de integração e também da data para realização do evento.

_11ªEtapa-PIQUENIQUE
Encerramento da sequência com uma tarde diferenciada no local escolhido pelas crianças , com atividades de recreação e lanche coletivo.

AVALIAÇÃO
Acontecerá diariamente,observando o interesse , participação das crianças no decorrer da mesma; e também através do acompanhamento dos registros e desenvolvimento da escrita pelo portfólio das crianças.