sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sequência Didática

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

CMEI VILA NORI
TURMA: PRÉ
FAIXA ETÁRIA: 3 A 4 ANOS
PROFESSORA /EDUCADORA: SILVIA MARA GUILHERME e SUELI  LIPIENSKI
TEMPO ESTIMADO: 1 MÊS
NOME DA SEQUÊNCIA: VAMOS JOGAR?
ÁREA DE FORMAÇÃO HUMANA: PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO

JUSTIFICATIVA

Levando em consideração a importância dos jogos na Educação Infantil, e também que as crianças demonstram interesse por novos desafios, propomos a exploração dos jogos existentes no Cmei visando ampliar os conhecimentos das crianças, assim como, conhecerem suas regras.

OBJETIVOS

_Conhecer diferentes tipos de jogos e suas regras (cartas, cooperativos, percurso).
_Determinar regras para iniciar o jogo (parlenda ou dado).
_Jogar, respeitando as regras.

RECURSOS
_Quebra-cabeças
_Jogo da memória
_Dominó
_Jogo da pizza
_Kidsmart - Jogos

DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1- Conversa explicativa
Com as crianças sentadas em volta do tapete, colocar diversos jogos no centro do mesmo, e questionar se sabem o que é tudo aquilo (cartas, tabuleiros, dado, peças diversas).Explicar que são jogos usados como passatempo e que fazem parte de nossa cultura e para utilizá-los devemos respeitar suas regras e se necessário, construí-las.

ETAPA 2- Combinados para decidir quem inicia o jogo.
Aproveitar a conversa explicativa para decidir com as crianças a forma pela qual começaremos os jogos, sugerindo que seja utilizando um dado de quantidades (de 1 a 6),iniciando quem tirar  a quantidade maior; ou,utilizando a parlenda:UNI DUNI TÊ,SALAMÊ MINGÜE, UM SORVETE COLORÊ, O ESCOLHIDO FOI VOCÊ.

ETAPA 3-Utilização dos cantos de atividades diversificadas.
Conforme as crianças forem dominando as regras e estratégias dos jogos apresentados, os mesmos serão dispostos no canto de atividades diversificadas junto com os jogos que já são utilizados em sala. Quando necessário, as crianças que dominam melhor os mesmos auxiliarão as que apresentam dificuldades.  

ETAPA 4 - Apresentação de quebra cabeças e regras.
Com quebra cabeças variados,explicar às crianças como se joga, mostrando que as peças têm uma forma correta para encaixar, de modo que ao final formem o desenho ou figura apresentado no início. Explorar os quebra cabeças apresentados individualmente e depois realizar rodízio nos cantos de atividades diversificadas em grupo.

ETAPA 5 - Apresentação do jogo da memória e regras.
Com as crianças sentadas em volta do tapete, dispor as peças do jogo mostrá-las uma a uma, questionando o que percebem enquanto mostro as mesmas. Explicar que aparecem em duplicidade por que o objetivo do jogo é encontrar as duas peças iguais, virando-as sem retirar do lugar, em uma jogada. Jogar com toda a turma até conhecerem a dinâmica do jogo e depois disponibilizar nos grupos.

ETAPA 6- Apresentação do dominó e regras.
Explicar como funciona o jogo, mostrando as peças confeccionadas em tamanho grande pela educadora e durante a explicação jogar com as crianças que receberam uma peça cada um. Repetir o jogo várias vezes durante o mês.

ETAPA 7- Apresentação e exploração do software Kidsmart.
Mostrar para a turma toda, alguns dos jogos disponíveis no software. Explicar como jogar alguns deles e também que uma criança por vez usará o computador e para isso, respeitaremos a listagem com nomes para a realização das atividades. Decidir em grupo qual forma será utilizada para escolher as crianças que jogaram no dia.

ETAPA 8- Jogo da memória JCLIC no data show.
Explicar como se joga com o computador e o data show ao mesmo tempo, após organizar a sala para que toda a turma possa observar o jogo na tela grande, deixar que cada criança manuseie o computador e o mouse para achar o par enquanto as demais fazem a torcida pelos acertos.

ETAPA 9- Quebra cabeças JCLIC no data show.
Mostra para as crianças a possibilidade de brincar de quebra cabeça no computador, deixar que uma a uma faça os preenchimentos do desenho, os demais participam como torcida.

ETAPA 10-Apresentação do jogo da pizza e regras
Em grupos pequenos apresentar o jogo confeccionado, explicando como se joga e alertando para as regras. Repetir quantas vezes for necessário, para que toda a turma seja contemplada.

AVALIAÇÃO
Acontecerá a partir da observação e por meio da pauta com anotações, durante a realização das etapas, avaliando:
_As crianças conhecem e respeitam as regras?
_As crianças demonstram interesse pelo canto proposto?
_Conseguem manter o espaço organizado?
_Criam estratégias?                                                    





















 COMENTÁRIOS
Foi surpreendente a reação das crianças, nas etapas que envolveram as tecnologias disponibilizadas aos profissionais através dos encontros referentes ao Kidsmart,em especial os jogos apresentados com auxílio do datashow. Observou-se que as crianças adquiriram maior interesse nas atividades envolvendo jogos matemáticos; algumas ainda estão desenvolvendo tais habilidades, mais nem por isso deixam de participar com o mesmo entusiasmo, nas propostas.Como é bom poder oferecer atividades novas para nossas crianças e ver o retorno que elas nos dão.