Texto referente ao uso do computador e seus softwares:
Professora /Educadora: Silvia Mara Guilherme e
Sueli Lipienski
No início do ano o trabalho desenvolvido em sala com o canto do computador era realizado três vezes por semana, de acordo com a tabela dos nomes. Conforme as crianças foram aperfeiçoando os conhecimentos a freqüência foi aumentando de acordo com interesse dos mesmos. Atualmente o canto do computador é oferecido diariamente, contemplando os horários da manhã e da tarde.
A organização deste trabalho ocorre de forma que, na semana, toda a turma utilize o canto num tempo aproximado de 10 minutos por criança, aumentando o mesmo quando necessário para aqueles que ainda apresentam dificuldades no uso das ferramentas.
As crianças participam de acordo com a tabela de nomes, em ordem alfabética, e também através de jogos de sorte (2 ou 1) ou parlenda de escolha respeitando a vez de quem ainda não participou.
No inicio do trabalho, após a apresentação das atividades, as mesmas eram escolhidas pelas profissionais em sala e conforme foram adquirindo autonomia passaram a pedir pelas preferências, destacando a Casa da Matemática da Millie e Jclic.
Percebemos grande desenvolvimento na autonomia das crianças: raciocínio lógico e coordenação motora fina neste processo do canto do computador.
Não podemos nos iludir, achando que todos já dominaram esta ferramenta e deixa-los sem a supervisão de um adulto. Muitos já realizam a proposta com facilidade, mas mesmo assim, em alguns casos solicitam auxílio (“-professora saiu da tela.” ou “-o jogo sumiu daqui”).
O ideal para um bom trabalho com cantos de atividades diversificadas seria a quantidade maior de máquinas para que assim as crianças pudessem usufruir da mesma por um período maior, pois se com um computador já é uma festa...imagine com mais!!